O estudo social, tão presente no cotidiano daintervenção ao longo do processo histórico

296 palavras 2 páginas
FÁVERO, Eunice Teresinha. O Estudo Social – fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS (org.) O Estudo Social em Perícias,Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no Judiciário, Penitenciário e na Previdência Social. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

(p. 10) “O estudo social, tão presente no cotidiano daintervenção ao longo do processo histórico do Serviço Social, em especial no campo sócio-jurídico1, parece ter sido redescoberto, nos últimos tempos, com um objeto de investigação sistemática, questionamentos,polêmicas e debates.”

“Ainda que o meio sócio-jurídico, em especial o judiciário, tenha sido um dos primeiros espaços de trabalho do assistente social2, só muito recentemente é queparticularidades do fazer profissional nesse campo passaram a vir a público como objeto de preocupação investigativa.”

(p. 12) “Pode-se firmar que o processo de sistematização de conhecimento a respeito dessarealidade – sobre seu objeto, objetivos, instrumentos etc. – principalmente no que se refere ao sistema judiciário, ainda é inicial.”

“Neste âmbito, muitas questões devem ser consideradas, como, porexemplo, pensar se o assistente social deve atuar apenas como perito, ou de sua intervenção deve ter uma dimensão mais ampla, articulada à rede social, sobretudo junto à infância e à juventude,conforme o próprio ECA dispõe.”

(p. 14) 2. Intervenção judiciária e questão social

(p. 16) “Isso significa que, para o debate a respeito da realidade de vida dos sujeitos, e da intervenção do Serviço(p. 17) Social nesses espaços do Judiciário – o que parece não ser diferente com relação ao conjunto dos espaços de intervenção dos trabalhadores do campo sócio-jurídico – é necessário ver, claramente,como ponto de partida, que a questão social atravessa o cotidiano dos sujeitos aí atendidos – em todas as suas dimensões. Questão social que se apresenta como ‘base’ fundante do

Relacionados

  • SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE O EDUCANDO, OS PAIS E A ESCOLA
    18319 palavras | 74 páginas
  • Relatório de estágio
    27684 palavras | 111 páginas