O Espirito Santo
O Espírito Santo é Deus. Ele sempre existiu, juntamente com o Pai e o Filho. É um dos membros da Trindade. Não precisamos ir muito longe na Bíblia para encontrar Seu envolvimento com o Pai e o Filho no propósito de tornar feliz a família humana. As primeiras palavras de Gênesis são: “No princípio, criou Deus os céus e a Terra. A Terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gn 1:1-2). Ele também está presente em Apocalipse 22:17: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” Desse modo, o Espírito Santo está presente do primeiro ao último capítulo da Bíblia.
De fato, embora Ele seja menos citado que o Pai e o Filho, a Bíblia tem muito a dizer sobre a pessoa e a obra do Espírito Santo. Apesar disso, como mencionou Ellen G. White, “a natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, pode-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja.” E acrescenta que, “com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro”2. Portanto, nosso foco deve se dirigir somente para o que está revelado nas Escrituras.
1. Representante de Cristo
Pai, Filho e Espírito Santo aparecem juntos, como pessoas distintas, em vários lugares da Bíblia. Nas palavras finais de Jesus, precisamente antes de retornar ao Céu, encontramos o seguinte: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28:19); Em João 14:26: “o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome [de Jesus], esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”; na bênção encontrada em 2 Coríntios