O ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA INDUSTRIAL DE ARCOVERDE
Durante anos a escola pública foi palco de uma metodologia tradicional onde os professores eram o dono do saber e o aluno apenas depósito de conhecimento. Hoje no ensino, principalmente de biologia temos um vasto campo a ser trabalhado
Hoje o papel do professor é trazer para sala de aula uma visão concreta do conteúdo vivenciado. O aluno precisa descobrir sua capacidade de pensar de formular suas idéias e expor seu pensamento. É preciso que tanto o professor como o aluno aprendam juntos, descubram juntos, pois ao ensinar o professor esta também aprendendo com o aluno, pois segundo Paulo Freire em seu livro Pedagogia da autonomia 27° edição pg. 23 “quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado A receita para uma boa escola pública é simples e dá resultados. Seus principais ingredientes são a participação dos pais, o interesse da família pela vida escolar do aluno, o estímulo à leitura e o hábito de fazer e corrigir o dever de casa. Se junta a isso a vontade do diretor em colocar em prática essas lições e, como resultado, há uma melhoria no desempenho. Temos que levar também em conta que nem todas as escolas são equipadas com laboratório, material de pesquisa onde os alunos possam ver na prática o que aprenderam, por isso cabe ao professor usar da criatividade para que sua aula seja proveitosa para o aluno.
OBJETIVOS
GERAL
Analisar a estrutura da escola pública a partir das orientações constante nos PCN’s para o ensino de Biologia que possibilite ao aluno uma autonomia e competência frente as questões desafiadoras da nossa sociedade.
ESPECIFICOS
• Analisar a estrutura da escola básica, tendo como base a Escola Industrial de Arcoverde, que é