O enem e o prouni
Para participar do ProUni, o estudante tem que ter feito a prova do Enem do ano anterior, e ter obtido nota mínima de 45 pontos (média entre a nota da prova objetiva e a nota da redação). Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer a uma das condições abaixo:
• ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
• ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
• ser portador de deficiência, ou
• ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
O candidato à bolsa fica dispensado do vestibular da instituição em que pretende estudar, e fará uma prova específica sem a cobrança de taxas somente se a faculdade desejar.
Site do ProUni: http://portal.mec.gov.br/prouni/
Mais informações
ProUni: http://prouni-inscricao.mec.gov.br/inscricao/
Enem: http://www.enem.inep.gov.br/
Telefone: 0800-616161
Email: enem@inep.gov.br
Instituições de Ensino Superior que aderiram ao Enem como complementação de seus processos seletivos:
São Paulo: Universidade de Campinas (UNICAMP), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e Universidade de São Paulo (USP).
Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RIO), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Gama