O Document Rio Da Rep Rter Investigativa Francesa Marie Monique
347 palavras
2 páginas
O documentário da repórter investigativa francesa Marie Monique, “O mundo segundo a Monsanto”, relata a história de uma das maiores multinacionais do mundo e como essa empresa se envolveu com assuntos ligados à política, engenharia genética, organismos geneticamente modificados (OGM), alimentos transgênicos e na agricultura em diversos países do mundo. A Monsanto começou com uma das maiores empresas químicas do século 20 e hoje é líder mundial em biotecnologia, produz 90% dos organismos transgênicos do mundo. Foi lançado o herbicida Roundup, líder de vendas para os agricultores e muito criticado pelos ambientalistas. As sementes transgênicas foram criadas para resistir aos herbicidas.
A empresa desenvolve principalmente soja, milho e algodão modificados e esses conquistaram o mercado mundial e acabam ameaçando o uso das sementes tradicionais. Desenvolveram hormônios bovinos, para aumentar a produção de leite e isso acabou provocando problemas de saúde nos animais e também para os consumidores. Doenças como câncer, diabetes e hepatites surgiram nos consumidores do leite com hormônio.
Durante todo o documentário foram feitas denúncias pelas práticas da Monsanto atuar. Em 2002, aconteceu a denúncia que a empresa escondeu a contaminação por décadas do município de Anniston nos EUA, a população foi contaminada por PCB, substâncias utilizadas em transformadores elétricos, os habitantes da região desenvolveram câncer, diabetes, hepatite e demais doenças. A multinacional já sabia da contaminação e preferiu não se manifestar para que não ocorresse a perda de fundos, segundo documentos da própria empresa.
Aconteceu por meio de ONGs a liberação de documentos oficiais e confidências, nesses documentos haviam a confirmação que a empresa sabia dos riscos de seus produtos, das suas consequências para o meio ambiente e para os consumidores. Os testes que comprovam a qualidade de seus produtos eram fraudados e a corrupção estava presente em governos para que a