O Direito na Roma antiga
Trabalho apresentado para a disciplina
Introdução ao Estudo do Direito, no curso de
Direito, da Faculdade Educacional de
Medianeira.
2
1) Qual era o valor dispensado ao corpo?
R- Os Romanos eram hedonistas, valorizavam extremamente a beleza do corpo, estavam sempre atentos à manutenção das aparências. Os soldados eram valorizados principalmente por sua beleza.
2) Qual era o valor da mulher?
R- Na sociedade romana a mulher estava sempre submissa ao marido, sempre sob o poder de um homem, do marido, do tutor ou do chefe do lar, eram responsáveis pela administração da casa e cuidava da educação dos filhos. Já as mulheres dos políticos trabalhavam nos bastidores do poder, defendendo o trono para seus filhos, amantes ou parentes. Havia também as prostitutas, já que a prostituição era encarada com naturalidade. 3) Qual era o valor dispensado à pessoa natural?
R- A pessoa natural era representada pela plebe e pelos escravos, mantinham se à margem da sociedade, impedidos de exercer qualquer direito, vivendo em torno do pão e do circo, era despolitizada, ociosa e desinteressada, viviam em estado de pobreza e miséria. 4) Onde estava presente a figura do estado?
R- O estado era representado pelo senado e pelos cônsules. O senado era encarregado pelas questões legislativas, administrativas e militares, os cônsules era o cargo máximo das ambições políticas de um cidadão romano era uma espécie de chefe de estado, além das funções religiosas e jurisdicionais, tinha o poder de administrar e convocar as legiões e gerir as colônias.
5) Qual era o valor que movia a sociedade?
R- Os valores dos romanos estavam em suas ações para com a família, os deuses e, sobretudo para com o estado, o homem romano tinha absoluta devoção à pátria, até mesmo em detrimento dos próprios interesses.
6) Como a religião se apresentava?
R- A religião era normativa, os rituais religiosos faziam parte do cotidiano da vida política, estava ligada à atividade de