o dia "D"
No dia 6 de junho de 1944, as tropas norte-americanas desembarcaram na costa da Normandia (França) e deram início a operações militares que puseram fim no domínio nazista na região. O evento ficou conhecido como “Dia D”, foi um dos principais passos para a vitória das Forças Aliadas sobre o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial do plano militar era Operação Overlord.
A Batalha abriu caminho com o domínio do território francês para pressionar o exército alemão em seu país. Além disso, enquanto os alemães estavam preocupados especialmente com os ataques na Normandia, operação que durou quase dois meses, a defesa alemã contra a União Soviética ficou enfraquecida. Por fim, Berlim acabou pressionada pelo Ocidente e pelo Oriente, resultando na derrota do nazismo e no fim da Segunda Guerra Mundial.
Após duras batalhas, a operação Overlord funcionou e os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo à vitória sobre a Alemanha em 1945.
Os soldados das tropas aliadas, que participaram da invasão da Normândia durante no Dia D eram dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França (parte livre), Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega.
As Consequências do Dia D para a População da Normandia
A Operação Overlord foi desencadeada para conquistar os territórios ocupados na França pelos alemães desde 1940, e o povo francês ansiava por essa liberdade, contudo a libertação teve um alto preço. O Comando Supremo Aliado deu ordens para bombardear pesadamente as cidades normandas, principalmente aquelas onde a resistência alemã se mostrou consistente nos primeiros dias de invasão. Os civis dessas cidades foram sendo contabilizados como contingência da guerra, perdendo suas casas e testemunhando suas propriedades sendo destruídas, com os bombardeios sistemáticos, e combates intensos entre as tropas que lutaram em suas cidades e ruas. O resultado desse