o dia em que a terra quase parou
Tudo começou na África do Sul á aproximadamente 300 mil anos antes, no período permiano, o lugar era um oásis e criaturas vagavam pela terra os terrapcidios meio mamífero meio réptil os primeiros seres existentes na terra. E os primeiros carnívoros superiores foram osgorgonopcianos durante 30 milhões de anos eles dominavam a terra. Por volta de 250 milhões de anos atrás quase todas as criaturas morreram de repente.
Havia uma extinção em massa do permiano uma catástrofe, muito mais terrível que a extinção dos dinossauros.
Então cientistas passaram anos procurando explicações dessa extinção, mais tudo fugia das respostas. Mais por volta de 1990 encontraram debaixo da imensidão de gelo da Sibéria possuía a lava que é conhecida por eles como a armadilha siberiana, essas erupções vulcânicas podem possuir respostas. Um dos primeiros cientistas que estudou isso acreditava que a crosta da terra tinha se rompido e espalhando tapetes de lava (armadilha siberiana) por quase toda a terra por continentes inteiros, e depois calmaria e novamente lava durante milhões de anos, este cientista procurava as conseqüências disto para a vida na terra, mais ele tinha uma pista a cerca de 200 anos atrás na Islândia uma coisa parecida aumentou a temperatura.
Outro cientista fez um exemplo de como isso ocorreram erupções e o sol foi bloqueado pela fumaça da erupção aumentando a temperatura primeiro o inverno por dezenas de anos, o CO2 envolve a terra gerando um aquecimento global esquentando e esfriando, e após um tempo ocorreu a extinção em massa, só que as evidencias não eram suficientes.
E um terceiro cientista também estudou esse fenômeno e o aumento brusco de 5 graus, para que todas as espécies tenham morrido, teria que ser por volta de 10 graus, havia uma falha na teoria deste terceiro cientista.
Em 1998 um geólogo passou a estudar isto, e para ele faltava algo, faltava o tempo, que tudo durou. Utilizando com base os fósseis que continham