O DETERMINISMO BIOL GICO TRABALHO COMPLETO
Autoria: Sandra Maria de Sousa Araújo (UFCG) ²
Co-autoria: Anna Paula Pereira de Sousa (UFCG) ² sandra_araujopb10@hotmail.com INTRODUÇÃO
O século XIX é marcado por grandes transformações sociais, políticas e econômicas. Acontecimentos históricos como o lançamento do Manifesto Republicano (1870), a Abolição (1888), a República (1889), contribuíram para mudar o comportamento da população no Brasil. No campo da literatura vivencia-se o declínio do Romantismo, que dá espaço a um novo modelo literário baseado em tendências cientificistas advindas da Europa como o Positivismo, o Determinismo e o Darwinismo. Incorporando os novos ideais do povo brasileiro, surge no país, o Realismo/ Naturalismo, uma representação literária da realidade tal como ela acontece.
Neste cenário de revolução de idéias figura o escritor cearense Adolfo Caminha, um dos principais representantes do Naturalismo no Brasil. Adolfo Caminha preocupa-se em relatar abertamente questões que ocupavam lugar n cotidiano do país naquela época como os movimentos abolicionistas e republicano e o castigo da chibata.
Uma de suas obras elenca de maneira inigualável os ideais Naturalistas: o romance “Bom-Crioulo” (1895). A obra narra o envolvimento amoroso entre os marinheiros Amaro (Bom-Crioulo), negro de corpo forte, que foge da senzala e se refugia em um navio e Aleixo, rapaz branco, jovem e marcado como fraco tanto física quanto psicologicamente.
O contato íntimo entre Amaro e o grumete Aleixo, ambos pertencentes à Marinha Imperial (estereotipada como instituição na qual a força é sinônimo de masculinidade e rigor), é retratado com uma linguagem crua e direta.
______________________
1 Trabalho apresentado sob a forma de comunicação oral na Segunda Semana de Letras da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras.
2 Alunas graduandas do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Federal de Campina Grande campus