Projetos 1
A partir da realização da leitura dos textos disponibilizados pelo professor e do conteúdo apresentado, os alunos deverão, individualmente, elaborar um texto explicando a diferença entre operações e projetos, bem como a importância da coordenação entre gestão de operações e gestão de projetos.
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço, ou resultado exclusivo. Um projeto tem data para terminar, diferente de operações, o objetivo das operações é manter a organização funcionando e o objetivo de um projeto é atingir seus objetivos e terminar.
Um projeto normalmente começa quando pelo menos um dos cinco eventos ocorre: demandas de mercado (inovações para fazer frente aos concorrentes), necessidades dos clientes, avanço tecnológico (surgimento de novas tecnologias impulsionam seu avanço para não ficar para trás), requisitos legais (lançamento de novas leis), estratégia organizacional (lançamento de novos produtos no mercado). O projeto termina quando os objetivos foram atingidos ou quando fica claro que os objetivos não serão ou não poderão ser atingidos (por falta de recursos, por exemplo), ou ainda quando o projeto não for mais necessário (não existe mais demanda ou necessidade para este produto).
As operações são esforços contínuos que sempre geram o mesmo resultado e não possuem hora nem data para acabar. Por exemplo, a contabilidade de uma organização é algo continuo que sempre gera o mesmo resultado e se mantém até o término da empresa.
No entanto, projetos e operações possuem coisas em comum: ambos são realizados por pessoas, limitados por restrições incluindo de recursos, são planejados, executados, monitorados e controlados e por fim eles são realizados para atingir objetivos organizacionais.
A coordenação entre gestão de operações e gestão de projetos é importante porque os processos das operações são diferentes dos processos dos projetos. Os processos realizados nas operações são processos técnicos e os processos