O Despertar na Caverna do Crepúsculo
Centro de Humanidades
Curso: Ciências sociais
Disciplina: Antropologia I
Professor: George Paulino
Aluno: Saulo Firmino Silva
Fortaleza, 15 de Abril de 2014
O Despertar na Caverna do Crepúsculo
KLEIN. Richard G. &EDGAR, Blake. O Despertar na Caverna do Crepúsculo. IN: KLEIN. Richard G. &EDGAR, Blake. O Despertar da cultura: a polêmica teoria a origem da criatividade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. 252p. 07-24.
A presente obra tem por objetivo traçar uma “linha histórica”, com dados e informações da evolução cognitiva, corporal e cultural humana. Essa “linha histórica” começa há 2,5 milhões de anos, com os primeiros humanos primitivos, com cérebro maior que o dos macacos, foram capazes de produzir utensílios de pedra lascada. O segundo ponto dessa linha encontra-se há 1,7 milhão de anos atrás, nesse período surgem os primeiros corpos com formas mais similares com o do humano moderno. Com maior capacidade cognitiva, capacidade essa que permitiu o aperfeiçoamento dos instrumentos de pedra lascada, surgiu então o machado de mão e as primeiras viagens da Africa para outros continentes. O terceiro ponto da linha histórica, acontece há cerca de 600 Mil anos atrás, Nesse período, houve um rápido crescimento do tamanho do cérebro humano, esse crescimento possibilitou uma aceleração e aprofundamento na capacidade criativa e de raciocínio, resultando no aperfeiçoamento contínuo dos utensílios, bem como na invenção de tantos outros. O quarto e último evento aconteceu a 50 Mil anos, porém, antes de descrevê-lo, temos alguns outros eventos que julgo imprescindível para uma maior compreensão da intenção da obra.
Na foz do rio Klasies, existem cavernas nas falésias litorâneas, cerca de 40 quilômetros a oeste do Cabo de São Francisco e a 700 quilômetros a leste da Cidade do Cabo, Africa do sul. Nessas cavernas foram encontrados fósseis de 24 homens modernos ou Pré-Modernos, foi descoberto também restos de