O desenvolvimento regional de santa catarina em função da contrução ferroviária
Professor Orientador: Lorena Postal Waihrich
Professor Coorientador: Renata Barbosa Ferrari Curval
Comunicadoras: Ionara Jung (ionara_jung@hotmail.com)
Raysa Manuely Poltronieri (raysa_manuely@hotmail.com)
RESUMO
O presente trabalho trata-se do estudo da retomada e ampliação do transporte ferroviário no estado de Santa Catarina, através da criação da malha ferroviária que cortará o estado em seus dois sentidos Norte-Sul e Leste-Oeste.
O transporte ferroviário trata-se de um dos meios de transporte mais seguros e eficientes, tanto para transporte de cargas que atualmente é o mais utilizado como para transporte de pessoas, porém atualmente no território brasileiro é um meio de transporte com pouco uso. O estado de Santa Catarina em particular possui três malhas ativas, que em contra partida não suprem a necessidade da região.
A retomada de forma efetiva do uso do transporte ferroviário no estado de Santa Catarina é de grande importância para a toda sociedade, tanto de forma direta quanto indireta, pois dará suporte ao desenvolvimento econômico de toda região, agilizando o escoamento da produção o que gera maior mobilidade e praticidade impulsionando o setor de serviços.
Palavras-chave: Desenvolvimento, Ferrovia, Transporte.
INTRODUÇÃO
Durante o século XIX o trem foi o principal meio de transporte, o que se deu após a revolução industrial, quando os produtos passaram de pequenas e dispersas manufaturas, para fabricas com produção abundante com auxilio de maquinário. Com o avanço da tecnologia motores a vapor foram criados e levando em consideração o aumento da produção e a necessidade de transportar esses produtos com maior rapidez surgiu as malhas ferroviárias que ligaram os portos ao interior, tendo sua primeira locomotiva no ano de 1814 criada por George Stephenson com o apoio dos empresários ingleses, essas malhas estenderam-se principalmente na Europa e América do