O desenvolvimento do sentimento materno
Curso de Psicologia
Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica
Keiciane Valduga
Joice Rabello
O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO MATERNO EM
MÃES ADOTIVAS
Osório
2012
Keiciane Valduga
Joice Rabello
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina Metodologia da pesquisa Científica do curso de Psicologia, da Faculdade Cenecista de Osório.
Orientador: Professor Dr. Edison Luiz Saturninho
Osório
2012
“Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade, que o amor é mais forte que o destino.”
Lídia Weber
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em maternidade geralmente associamos ao período da gravidez e do nascimento da criança, passando desde o desejo de ser mãe até a concretização deste sonho. Porém a adoção é uma forma diferente de construção familiar, onde existem diversos aspectos jurídicos, sociais e psicológicos implicados e, ainda assim, é uma maneira da mulher exercer a tão esperada maternidade.
A adoção é caracterizada por sua duplicidade, de um lado, nos deparamos com uma família que não foi capaz ou não deseja se ocupar de uma criança e, de outro, tem-se pessoas que, muitas vezes inférteis, encontram-se desejosas de exercer a parentalidade.
O artigo oito da Convenção dos Direitos da Criança prevê que é um direito da criança viver com seus pais, exceto em casos que a separação seja necessária para o interesse da própria criança. Quando a desorganização familiar chega a ponto judicial é porque se trata de uma situação bastante grave e estas crianças, abandonadas ou retiradas de um ambiente familiar precário, são disponíveis a adoção, onde espera-se que os