O CRESCIMENTO URBANO DESORGANIZADO
Superior de Tecnologia em Gestão ambiental
marco aurelio freitas barbosa
o crescimento urbano desorganizado região de campinas-são paulo
Campinas-sp
2014
marco aurelio freitas barbosa
crescimento urbano desorganizado
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ecologia,Biodiversidade e Areas Protegidas;Legislanção e Direito Ambiental; Ciencia Ambientais; Metodologia Cientifica; Seminário Interdisciplinar .
Profs. Luciana Andréa Pires; Tiago Garbin; Jossan Batistute, Cristina Celia Krawulski; Rodrigo Trigueiro; Wilson Sanches.
Campinas-SP
2014
INTRODUÇÃO
O jeito desordenado como vem ocorrendo o crescimento urbano no Brasil, sem considerar as características naturais do meio, muitas vezes aliado à falta de infraestrutura, vem ocasionando inúmeros impactos negativos para a qualidade do meio urbano. Apesar de atingirem o ambiente como um todo,esses impactos se refletem de maneira acentuada nas regiões do município de Campinas-SP,sito exemplo da região sudoeste ou região do ouro verde . Isto porque esta região possuem características ambientais importantes, tendo influência direta, sob vários aspectos, nos recursos hídricos que cortam as cidades e o seu entorno. A ocupação inadequada dessas áreas gera uma cadeia de impactos ambientais, que passa pela impermeabilização do solo, alterações na topografia, erosão das margens e assoreamento dos cursos d’água, perda das matas ciliares, diminuição da biodiversidade, aumento do escoamento superficial, etc.
Assim, destacam-se, entre os principais efeitos negativos decorrentes desse processo, as modificações na quantidade e na qualidade dos recursos hídricos, tanto superficiais como