O crescimento do mal atual psíquico e a divulgação do modelo neoliberalista.
CURSO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL
MICHELI FERREIRA DA SILVA
O CRESCIMENTO DO MAL ATUAL PSÍQUICO E A DIVULGAÇÃO DO MODELO NEOLIBERALISTA.
Palmares
2009
MICHELI FERREIRA DA SILVA
O CRESCIMENTO DO MAL ATUAL PSÍQUICO E A DIVULGAÇÃO DO MODELO NEOLIBERALISTA.
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de PSICOLOGIA GERAL.
Orientador: Prof. Lisnéia Aparecida Ramparazzo.
Palmares
2009
PESQUISA
MUNICIPIO: Xexéu – PE
No meu município não existe programas ou instituição que realiza atendimento na área de saúde mental.
INTRODUÇÃO Neste trabalho apresentamos algumas causas que motivam o surgimento da depressão nos dias atuais. Tais como: doenças patológicas, separação dos pais, o precário sistema de saúde pública, a falta de políticas para o melhoramento das ações rápidas e eficazes do estado no combate a estes tipos de transtornos e o surgimento precoce desse mal na infância e na adolescência, quadro clinico, fatores de risco, evolução e suicídio. Além de citarmos o modelo neoliberal que exige do homem um aspecto infalível, onde ele é culpado pelo seu sucesso ou fracasso, transformando o individuo em um “super homem” modelo esse inatingível. Tratamos também do consenso de Washington 1989 famoso artigo de John Wallimson e a critica ao neoliberalismo.
DEPRESSÃO
É grave e acelerado o crescimento do mau que vem acometendo uma boa parte da sociedade mundial. Como constatamos em nossa pesquisa tudo indica que à “DP‘’como é conhecida, se torne à segunda doença no ranking (Organização Mundial da Saúde). Todos os sintomas que remetem uma pessoa à depressão devem ser bastante observados, pois um diagnóstico mal aplicado causará uma série de problemas para o paciente,