O crack
ROZANE TELES DE LIMA
O USO DO CRACK:
Problema Social que atinge a Sociedade Brasileira
SENHOR DO BONFIM/ – BA
2012
ROZANE TELES DE LIMA
O USO DO CRACK:
Problema Social que atinge a Sociedade Brasileira
Atividade de Produção Textual Individual apresentada à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, curso Serviço Social, como requisito parcial para a disciplina Psicologia Geral sob a orientação da Prof. Lisnéia Rampazzo.
SENHOR DO BONFIM – BA
2012
Se buscarmos um significado para os efeitos dessa droga, caso não haja intervenção social e familiar, acharemos o resultado: Morte certa!
(Rozane Teles, 2012)
SUMÁRIO
RESUMO
O uso do crack é um problema social que tem afetado todas as classes sociais, sendo um problema que não só é encontrado nas grandes cidades, mas tem, devastadoramente, se espalhado nas cidades do interior, inclusive na zona rural. Dessa maneira, o uso do crack é um problema que atinge a Sociedade Brasileira.
Diante desse problema, o presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo analisar os aspectos que circundam o uso do crack, em especial, a influência da família e as ações tendentes a recuperar e minimizar a influência dessa droga na vida das pessoas e na sociedade atual.
Dessa maneira, a elaboração desse artigo se justifica devido a toda problemática decorrente do uso e dependência do crack que é tão nocivo à sociedade quanto ao indivíduo e sua família. Portanto, os profissionais que lidam com esse problema social não devem apenas tratar o usuário, precisam criar e estabelecer ações preventivas para informar e reintroduzi-lo na sociedade e na família.
Assim, os profissionais da área de serviço social necessitam conhecer a problemática das drogas, principalmente do uso do crack na sua comunidade de atuação, para realizar mudanças a fim de construir um modelo assistencial melhor para as pessoas que sofrem com a dependência química.