O Controller
As origens da palavra controller
Poucos autores fornecem indicações sobre as origens da palavra.
Para Nakagawa, a palavra controller esta relacionada apenas com contabilidade.
Já para Mansfield, tem uma versão um pouco mais elaborada, controller é uma palavra originada antes do século XV e é o resultado da junção entre as palavras conter e roller que significava “aquele que possui a relação do que entra ou sai relativamente a dinheiro e mercadorias”. Já nessa época vários níveis da realeza inglesa contavam com os serviços do profissional da contabilidade para controlar suas contas pessoais, porem o controller não era nobre na sociedade. Ate que no século XX alcançou uma abrangência maior, saindo do âmbito restrito das entidades governamentais para alcançar as organizações privadas.
A explicação oferecida por Newcomb, parece ser a mais razoável: a palavra controller tem origem do latim e ao ser incorporada ao francês, recebe o significado: emitir e manter uma copia de um rolo de contas, controlar, observar, supervisionar, verificar erros.
Na época era habito manter uma copia dos registros contábeis como forma de conferir os papeis de trabalho dos subordinados, então o funcionário que conferia essas copias ficou conhecido como controller.
Já Hoje em dia procurando na internet, o significado para a palavra controller é difícil encontrar exatamente o que significa, pois o controller deve ser tudo aquilo que a profissão exige dele, então ser apenas um profissional que controla, ou que planeja o que entra e sai de dinheiro, mercadorias, contas etc., não é o suficiente, o profissional deve entender de informática, falar inglês, saber tudo sobre a atividade da empresa onde ele atua, estar sempre atualizado e antenado para novas mudanças.
A Controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de