O contexto hist rico da forma o das Ci ncias Sociais e as teorias sociol gicas
Resposta (i) :
As sociedades não europeias eram vistas como inferiores pelos europeus, devido ao seu etnocentrismo , em razão da influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros e consideravam o mundo a partir dos valores europeus, assim toda cultura, raça e religião diferentes daquela existente na Europa era tida como inferior. Utilizavam termos pejorativos como selvagens, povos bestializados, ao se referirem aos povos dos outros continentes.
Resposta (ii):
A forma de pensamento social foi o darwinismo nas sociedades humanas, descreve o uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos, para justificar políticas que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a sim e aqueles incapazes de se sustentar. Esse conceito motivou as ideias de eugenia ("bem nascido" ), racismo ( é um neologismo que designa a "teoria científica das raças humanas" ), imperialismo ou neocolonialismo, fascismo ( é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista que ganhou destaque no início do século XX na Europa. Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário que promove a vigilância ), Nazismo ( é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler ) e na luta entre grupos e etnias nacionais, justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação, tanto econômica quanto cultural.
QUESTÃO OBJETIVA
Resposta
LETRA D I – A Sociologia é um produto das revoluções francesa e industrial e foi uma resposta às novas situações colocadas por estas revoluções.
II – Com o desenvolvimento do industrialismo, o sistema social passou da produção de guerra para a produção das coisas úteis, através da organização da