O CONTEXTO EMPRESARIAL
Contabilidade é uma das ciências mais antigas estudadas pelo homem e sempre foi utilizada como instrumento de aplicação prática. Como toda ciência, a Contabilidade também recebeu uma série de influências de estudiosos, cientistas e pesquisadores.
A Contabilidade tem como finalidade, mostrar a situação da empresa para as pessoas interessadas nestas informações. Essas pessoas estão ligadas diretamente ou indiretamente à empresa, como por exemplo, os sócios, acionistas e proprietários, que buscam saber qual a rentabilidade e segurança em seus investimentos, dentro da empresa, e os administradores, diretores e executivos que são as pessoas responsáveis pela tomada de decisões, pois assim podem colher informações que possam ajudar.
As pessoas que estão ligadas indiretamente às empresas são instituições financeiras, Governo, autarquias, etc. os quais buscam colher informações necessárias para a verificação das condições em que a determinada empresa se encontra.
Não são somente as pessoas jurídicas que usufruem da Contabilidade, a pessoas físicas,a través de conhecimentos básicos, podem ter um controle e um bom equilíbrio nos orçamentos domésticos. Atualmente, o profissional contábil está em alta no mercado de trabalho. O mais importante para competir nesse mercado é estar sempre atualizado e ser um profissional generalista, além de ter um foco nesta área do conhecimento que é muito ampla. Podemos contar com vários profissionais qualificados e com alto nível de conhecimento, sendo considerado em média, um dos melhores profissionais liberais. O crescimento do profissional se dá perante empresas que buscam um melhor planejamento e controle no seu processo de adequação no mercado que hoje está muito concorrido. Diante disto o trabalho ira mostrar um pouco como isso se da no dia-a-dia do contabilista.
II - CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
A visão holística deriva da palavra grega “holos” que