Teoria da administração
A Teoria da Administração é, em certos aspectos, uma decorrência daquilo que ocorre nas empresas, um meio de operacionalizar conceitos e ideologias a respeito das empresas. T.A. trata dos estudos da administração dessas organizações em geral e das empresas em particular. É uma teoria em crescente expansão e gradativamente abrangente. Começou com uma teoria preocupada inicialmente com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e voltada exclusivamente para os problemas mais concretos e imediatos do ponto de vista de sua aplicação e foi paulatinamente expandindo e ampliando o seu objeto de estudo. Esta ampliação não se apresenta de maneira uniforme, mas varia enormemente de acordo com as escolas e teorias administrativas, e de acordo com os aspectos e variáveis que cada uma delas considerou relevantes na sua época para fundamentar as suas conclusões ou para solucionar os problemas então mais importantes com que se defrontavam.
A História da T.A. é bastante recente e tem o seu início no começo deste século. Pode ser resumida em CINCO FASES realça e enfatizava um aspecto importante da Administração. 1ª. ÊNFASE NAS TAREFAS
È a fase em que administrar significa planejar e racionalizar as tarefas que devem ser executadas pelos subordinados. A preocupação básica da Administração era exclusivamente metodizar o trabalho do operário, visando a melhorar a eficiência do processo produtivo. Nesta fase, administrar é estabelecer e prescrever a maneira pela qual as pessoas devem executar o seu trabalho cotidiano.
Frederick Taylor
Essa fase tem início com um americano, Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, Pensilvânia, EUA,20 de Março de 1856 - Filadélfia, Pensilvânia, EUA, 21 de Março de 1915)
Taylorismo
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à