O contexto empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 4
3 ANÁLISE DE MERCADO 5
3.1 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 5
4 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 7
5 FONTES ORIGENS DE RECURSOS 9
6 A CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 10
7 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO
O Brasil é um país que esta em constante crescimento social e econômico, somos um dos povos mais empreendedores do mundo, porém a maioria dos nossos empreendimentos não chegam a cinco anos. Podemos expor vários fatores como a causa do insucesso da maioria dos empreendedores brasileiros, como a falta de conhecimento básico do mercado, a falta de planejamento e principalmente a falta da assessoria de um profissional contábil.
É de grande importância ter uma visão mais ampla do conceito de patrimônio e também as diferentes origens de recursos, capital social e capital de terceiros. Fazer uma abordagem sobre a responsabilidade social, que as organizações assumem, ou terão que assumir, com os recursos humanos, o meio ambiente e a sociedade, e também o papel da contabilidade neste processo de desenvolvimento sustentável.
2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Sabe-se que toda empresa precisa de uma liderança, um administrador. E qual é o papel desse líder em uma organização?
Foi pensando nisso que em 1916, em seu livro Administração Geral e Industrial, o francês Henry Fayol definiu planejamento, organização, direção e controle como os elementos básicos do processo administrativo.
Quando pensamos em abrir um negocio temos antes de tudo que fazer um planejamento, traçar uma meta e ter um objetivo. O planejamento é a função administrativa mais importante no processo administrativo, sem o planejamento o administrador não estará totalmente seguro nas tomadas de decisões.
Depois que feito o planejamento o líder precisa organizar sua empresa, separar os setores para que cada