O conhecimento interdisciplinar na sociedade contemporânea
Ihasmine Almeida Cunha
RESUMO
Resultado de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, este artigo trata do desenvolvimento da informação através dos tempos, mostrando que necessidades e usos são interdependentes e, se influenciam mutuamente de modo oculto que produz o comportamento do usuário e suas práticas. Aborda o processo do trabalho no modelo fordista-taylorista, fazendo uma relação com a atual concepção de trabalho na sociedade informacional. Em seguida, analisa-se às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e suas conseqüências na vida das pessoas e no mercado de trabalho, como também, a competência e qualificação profissional que passam a serem valorizadas quando têm valor agregado na aplicabilidade do trabalho, que por sua vez, passa a ser realizado em detrimento de diplomas e certificados. Destaca-se que a tecnologia é muito mais do que simples máquinas e equipamentos, ela abrange simultaneamente o conjunto compreendido pelos conhecimentos técnico-científicos e também pelos conhecimentos empíricos das pessoas. Evidencia que os caminhos para o profissional da informação exigem educação continuada. Portanto, a educação passa, a ter um papel essencial fazendo com que a criatividade e o espírito empreendedor comecem a serem intensamente estimulados.
Palavras-chave: Informação - Conceito. Profissional da Informação - Bibliotecário - Competência - Mercado de Trabalho. Tecnologia de Informação e Comunicação.
1 INTRODUÇÃO
A extrema banalização da informação tem provocado alteração de forma substancial na capacidade de aprendizado do homem. As escolas, universidades direcionam uma metodologia de ensino centrado no conhecimento específico de cada disciplina, tendo o aluno uma apreensão do conhecimento de forma fragmentada.
Atualmente, estamos vivendo um processo bem mais abrangente. O aprofundamento e relação entre as disciplinas fazem nascer um