o Conceito de Logos
Analisar o conceito de Logos, mostrando a definição dos principais filósofos.
Justificativa :
- Tendo em vista a sua relevância, devemos estudar mais detalhadamente o seu conceito e, com isso, descobrir o que é o Logos.
Metodologia:
- Seminário apresentado em equipe.
Introdução :
Logos: Em grego significa palavra escrita ou falada – o Verbo. Logos vem do verbo legein que quer dizer: contar, reunir, juntar, calcular.
Evangelho de João - Logos
‘‘No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.’’ João 1:1 - Cristo (Logos)
Conceito polissêmico: - Definição. - Fundamento. - Discurso. Busca da verdade por meio da razã0.
Heráclito de Éfeso: -‘‘O mundo é um fluxo perpétuo, onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem nacional do universo.’’ - Logos: Razão. - Dialética e movimento. - Tudo se transforma. - ‘‘O Logos sempre fala, embora nem sempre o homem ouça, e se ouve, quase nunca entende
Sócrates:
Utilizar o saber inato para se autoconhecer. Usava a razão para conhecer a essência da alma. Logos é o conceito universal.
Método Socrático para alcançar o conceito universal: - Indução. - Introspecção. - Ironia. - Maiêutica.
Aristóteles:
Logos: Discurso/Retórica. Ele deixa ver e faz ver alguma coisa, por meio dele se retira algo de essencial como se fosse uma revelação. argumentação baseada nos argumentos propriamente ditos.
Heidegger:
-Esse modo de ver as coisas, seja verdadeiro ou falso, é pessoal, pois não se pode chegar a verdade absoluta. - Segundo Heidegger, nós tomamos como verdadeira a nossa percepção sensível.
Conclusão:
- O Logos na concepção geral, é considerado o discurso, ou seja, pensar e falar ordenadamente, com medida e proporção, com clareza e