O COMÉRCIO INTERNACIONAL BRASIL – JAPÃO: UM PANORAMA BILATERAL DAS RELAÇÕES COMERCIAIS (2000 – 2010)
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS
SEROPÉDICA 2013
RESUMO
Ambos os países mantêm relações diplomáticas desde 1895, quando assinaram o Tratado de Amizade e Comércio. Durante a última década, percebemos uma evolução da economia brasileira, gerado principalmente por programas de inclusão social, pagamentos de dívidas e projeção do país no cenário internacional. Seu comercio exterior se elevou, focando cada vez mais em commodities e produtos industrializados de baixo valor agregado, assim como a ampliação na carteira de parceiros comerciais do país. O Japão por sua vez manteve-se relativamente estagnado, com crescimento econômico médio abaixo de 2% e aumento das dívidas públicas e externas, ocasionados principalmente pela herança da crise imobiliária da década anterior, as crises ocorridas ao longo da década (principalmente a de 2009) e o rápido crescimento da China, qual foi tornando-se o país asiático mais expressivo comercialmente.
A relação comercial entre Brasil e Japão apresenta-se vantajosa, como pudemos perceber ao longo da década uma complementaridade de interesses e capacidades (o Brasil importando a tecnologia que necessita e o Japão as commodities que não produz). Assim, o comércio bilateral apresentou-se progressivo, tanto em acordos comerciais quanto em termos de fluxo financeiro, todavia apresentou uma queda no percentual de participação global em relação ao restante do mundo.
Palavras Chave: relações, comércio bilateral, balança comercial, Importação, exportação, economia, interesses.
ABSTRACT
Both countries maintain diplomatic relations since 1895, when they signed the Treaty of Amity and Commerce. During the last decade, we noticed an evolution of the Brazilian economy, mainly generated by social inclusion programs, debt repayment and projection of the country in the world