O clamor de niebuhr - uma mensagem contra as amputacoes ao evangelho
2919 palavras
12 páginas
Ministrada na Igreja Batista Gênesis em 02/11/08 (previsto)O Clamor de Niebuhr
Uma mensagem contra as amputações ao Evangelho
Introdução
Vivemos em um tempo muito difícil para os cristãos. Como se não bastassem os ataques que sofremos do mundo todos os dias, quase diariamente somos bombardeados por uma mensagem que até parece evangélica, mas que soa estranho aos ouvidos dos mais antigos na fé.
Temos a impressão de que a igreja nunca esteve numa crise dessas. Gosto muito de estudar a História da Igreja. Ao estudá-la vejo que a igreja, no passado, por várias vezes teve que enfrentar problemas semelhantes aos atuais. Então eu medito no que foi escrito por aqueles que já tiveram de lutar contra o que nós enfrentamos agora. Há algum tempo atrás, nós analisamos o clamor de Grebel que lutou contra isso no século XVI. Os anos passaram e o século XIX trouxe a esperança de que o mundo inteiro seria ganho para o evangelho.
Porém, no início do século XX, o mundo foi abalado pela 1a Guerra Mundial, onde nações cristãs foram responsáveis por milhões de mortes. Como conseqüência espiritual de todo aquele sofrimento, o mundo se encheu de ceticismo com relação ao cristianismo. Muitos abandonaram a fé. Em uma tentativa de reconquistar fiéis, muitos líderes se sentiram tentados a retirar determinados assuntos da mensagem evangélica. Porém muitos se colocaram contra estas amputações ao Evangelho. Lendo acerca deste período, meus olhos foram atraídos ao clamor do teólogo americano Richard Niebuhr, que foi um paladino da igreja naqueles tempos difíceis. Ele marcou uma geração com a sua pregação direta e confrontante.
Nesta noite iremos meditar sobre uma frase proferida por Niebuhr em um de seu livros. Vocês vão ter a impressão de que essa frase foi dita em nossos dias, sobre a igreja de hoje. Assim, o nosso tema hoje é “O Clamor de Niebuhr – Uma mensagem contra as amputações ao Evangelho”.
“Muitos têm pregado um cristianismo onde um Deus sem Ira trouxe Homens sem Pecado