O ciclo celular, mitose e meiose
O Ciclo celular é definido como a sequência de acontecimentos que levam ao o crescimento e a divisão da célula, de forma contínua e repetitiva. Considera-se, assim, que o ciclo celular compreende a intérfase (o período de tempo que decorre entre duas mitoses) e a mitose, propriamente dita, que refere-se à divisão celular.
O ciclo celular
O ciclo de vida de um eucarioto incorpora fases como: o desenvolvimento e o crescimento, a maturação e a reprodução seguidas pela senescência e morte. Em todas essas fases há o envolvimento do fenômeno da divisão celular que possibilita a transmissão da informação hereditária para as células-filhas. Todos os organismos vivos, desde as bactérias aos organismos multicelulares, são produtos de repetidos ciclos de crescimento e divisão celular desde o início da vida há mais de três bilhões de anos. Esses mecanismos são denominados, em conjunto, de ciclo celular.
Figura 1. A mitose e a meiose no ciclo de vida de animais e plantas
Em organismos unicelulares, como as bactérias, cada divisão produz um novo organismo completo (reprodução assexual):
Já em organismos multicelulares, muitas rodadas de divisão celular são necessárias para a formação de um novo indivíduo a partir de um zigoto. A origem de novas células a partir de uma pré-existente é denominada mitose. Esse processo de divisão envolve etapas que são controladas geneticamente para garantir a acurácia do processo. Assim, em cada ciclo, uma célula-mãe origina duas células-filhas idênticas que recebem uma cópia completa do genoma da célula-mãe. Erros nesse mecanismo podem ser desastrosos, causando abortamento do ciclo, morte celular e em mamíferos, causando o câncer.
Eucariotos que utilizam a reprodução sexual, em que um novo organismo é o produto não simplesmente da divisão celular, mas sim da fertilização de duas células utilizam uma forma especializada de divisão denominada meiose. Ao contrário da mitose, a meiose