O cerebro
O cérebro é a maior e mais evidente estrutura do encéfalo, constituindo cerca de 80% da massa total deste.
Compõe-se do telencéfalo e do diencéfalo. O telencéfalo é a parte mais desenvolvida do encéfalo humano, constituindo entre 85% e 90% da massa encefálica do crânio. A sua superfície é intensamente pregueada, marcada por sulcos e depressões, que definem os giros cerebrais.
O cérebro está dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais esquerdo e direito, interligados entre si pelo corpo caloso.
Cada hemisfério possui uma fina camada externa de substância cinzenta – o córtex cerebral, que contém os corpos celulares dos neurónios.
Os hemisférios cerebrais estão divididos em quatro lobos cerebrais: lobo frontal, temporal, parietal e occipital, cada um com funções específicas a desempenhar.
Lobo Frontal:
- Localizado na parte da frente do cérebro (testa), nele acontece a planificação de ações e movimentos, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal.
- O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária, sendo que o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo do indivíduo, enquanto que o do hemisfério esquerdo controla o lado direito. Um trauma nesta área pode causar fraqueza muscular ou paralisia.
- A aprendizagem motora e os movimentos de precisão são executados pelo córtex pré-motor, que fica mais ativo do que o restante do cérebro quando se imagina um movimento sem executá-lo. Lesões nesta área não chegam a comprometer a ponto de o indivíduo sofrer uma paralisia ou problemas para planear ou agir, no entanto, a velocidade de movimentos automáticos, como a fala e os gestos, é perturbada.
- A atividade no lobo frontal de um indivíduo aumenta somente quando este se depara com uma tarefa difícil em que ele terá que descobrir uma sequência de ações que minimize o número de manipulações necessárias para