O caso schreber
Departamento de Psicologia
Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo
Professor: Moab Acioli
Turno: Noite / Sala: B611 / Horário: PQ
Aluno: Carlos Antonio Matias
Psicopatologia: O Caso Schreber
Recife, 10 de Junho de 2009.
Casos Clínicos
1. Delírio de Negação de Órgãos:
R – Caracteriza-se pela certeza absoluta que tem o paciente de que seus órgãos não estão funcionando ou estão se desintegrando.
• Páginas / Casos: 28 – “...amolecimento do cérebro, que ele logo morreria.” 29 – “ ...acreditava está morto e em decomposição.” 32 – “...viveu por longo tempo, sem estômago, quase sem pulmão, sem intestino, com o esôfago rasgado e com as cartilagens despedaçadas.”
2. Delírio Místico e Religioso:
R – O individuo afirma ser um novo messias, um Deus, um santo poderoso. O paciente sente que tem poderes místicos, que entrou em contato com nosso senhor, com o espírito santo ou com o demônio, que tem uma missão mística ou religiosa, importante neste mundo, que é portador de uma mensagem religiosa fundamental. Caracteriza-se pelo juízo que o paciente tem que foi escolhido por Deus para determinada missão e que só ele ouve e fala com Deus.
• Páginas / Casos: 29 – “...achava-se direto em comunicação direta com Deus.” 32 – “Ele próprio estava convencido, é o único objeto sobre o qual os milagres divinos se realizam, sendo assim o ser humano mais notável que até hoje viveu a terra.” “...fatos revelados por Deus somente a ele.”, “...enquanto permanecer homem, é inteiramente imortal.” 33 – “...a partir dele, uma nova raça de homem originar-se-á (dele) através de um processo de fecundação direta por Deus.” 36 – “...só poderia ser a minha fecundação por raios divinos, a fim de que nova raça de homem pudesse ser criada.” 44 – “...Deus me parece principalmente, em quase tudo o