O caso dos exploradores de caverna
CURSO DE BACHARELADO DIREITO
VITÓRIA
2014
REDE DE ENSINO DOCTUM - FABAVI
DÉBORA SILVA TEIXEIRA
Juliely ferreira
Fernando passos layla fachinott
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA – LON L. FULLER
Trabalho apresentado para o Projeto Integrador do Curso de Direito, 1º período, turma A.
Orientador: Prof. José Eduardo Balikian
VITÓRIA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 OS FATOS 5
2 A DEFESA 6
3 FUNDAMENTAÇÃO 8
4 DOS DIREITOS 10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
6 CONCLUSÃO 16
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
INTRODUÇÃO
O caso dos exploradores de cavernas é uma obra formulada no intuito de discutir acerca dos princípios do direito. A obra mostra, através de um caso concreto, apesar de fictício, essencialmente, a contraposição de valores positivos e naturais.
Assegurar a justiça é característica que fornece sentido e obediência ao direito. Entretanto, a justiça, na prática, é descaracterizada como fim máximo do agir jurídico.
Contradições do direito são postas com maestria na obra em análise, o que caracteriza a “concretização da abstratividade” das contradições do direito. Positivismo e naturalismo, normas e princípios, legalismo e jurisprudência, todos esses caracteres são tratados no livro.
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
No ano de 4299 cinco exploradores foram explorar uma caverna, mas houve um desmoronamento e tampou a única saída da caverna.
Dentro de algum tempo a família percebendo a demora, pediu ajuda ao resgate. O resgate foi difícil, pois novos desmoronamentos ocorriam, num deles 10 pessoas da equipe de resgate morreram.
Depois de 20 dias, conseguiram comunicar-se com os exploradores através de um rádio, neste rádio eles perguntaram quanto tempo demoraria para eles saírem e a resposta foi mais 10 dias, depois perguntaram para um médico se eles poderiam sobreviver sem comer por mais 10 dias e ele respondeu que provavelmente não.
Houve um tempo de silêncio então eles perguntaram se comendo carne humana