O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA

852 palavras 4 páginas
Eu como membro deste egrégio e o ultimo a expressar se posicionamento e com isto o responsável por decidir esta excepcional causa decorrente de uma situação tão extraordinária e tão inusitada que proporcionou a todos inclusive a meus pares (grandes conhecedores , exploradores e pensadores do Direito) acostumados a decidir o destino de muitos conflitos emocionais geradores de dúvidas em seus votos. tanto que nosso colega o ilustre desembargador Tatting , J.,recusou-se participar da decisão deste caso alegando controvérsias entre sua emoção e sua razão quando colocava seu pensamento nos fatos ocorridos. sobre a emoção, a razão e o pensamento josé Osmir Fiorelli e Rosana Cathya Regazzoni mangini em seu livro psicologia jurídica 3ª ed. ano 2011 dizem o seguinte "a emoção conduz ,literalmente o pensamento.Somente se consegue ser "racional" dentro de parâmetros emocionalmente aceitáveis".
A emoção é um estado psicológico que afeta diretamente nossas reações e nossas decisões , os seres humanos em geral quando são atacados agressivamente por fatores externos reagem muitas vezes de forma irracional. temos inúmeros exemplos nos conflitos de trânsito entre veículos , pedestres e ciclistas onde um simples toque de buzina para advertir um pedestre do risco que corre em travessar a rua com o sinal aberto para os veículos, ou para evitar uma pequena batida com outro veículo gera tamanha pressão ao psicológico do advertido que insultos de baixo calão, palavras chulas e em algumas situações agressões físicas surgem entre os envolvidos.
Alguns condutores ao verem sei veículo amassado , em vez de decidirem o que fazer com calma e conversa de uma forma racional, se degladiam feito animais por prejuízos que muitas vezes não chegam a mil (R$ 1.000 ) reais.
Refiro-me a estes exemplos para mostrar que agressões ao nosso psicológico nos fazem ter reações inesperadas e pouco ou nenhum discernimento do bom e do mau, do justo e injusto.
Outro fator decisivo em nossas decisões é o medo como

Relacionados

  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas
  • Física moderna no ensino médio
    97493 palavras | 390 páginas
  • exercícios de gramática
    84201 palavras | 337 páginas
  • GOFFMANErvingmanicomiosPrisoeseConventos
    130447 palavras | 522 páginas