o caso dos exploradores de caverna
Livro: O caso dos exploradores de caverna.
Autor: Lon L. Fuller
Professor: Adilson
Disciplina: História do Direito
Aluna: Letícia Tomaz Lorensini
A pequena obra O Caso dos Exploradores de Caverna, de autoria do jurista Lon L. Fuller, é uma ficção aparentemente infantil, mas que na realidade é de conteúdo profundo que necessita de ampla compreensão.Trata-se da história de quatro acusados que pertenciam a uma denominada "Sociedade Espeliológica” que tinha como objetivo a exploração de cavernas.
No início de maio de 4299, os quatro réus, na companhia de Roger Whetmor, também mebro da tal Sociedade adentram o interior de uma caverna. Enquanto se encontravam dentro da caverna ocorreu um desmoronamento que bloqueou a única saída que havia.
Comunicado pelos familiares dos exploradores o secretário da Sociedade mobilizou de imediato uma equipe de socorro e se dirigiu ao local a fim de remover o obstáculo e libertá-los. Como a terefa revelou-se extremamamente difícil foi necessário suplementar a força com mais homens, máquinas e recursos financeiros. O esforço do grupo responsável pela remoção dos emcombros foi varias vezes frustrado por outros desmoronamentos. Em um desses deslizamentos dez trabalhadores foram mortos limpando a entrada da caverna. Apesar de todo esforço envolvido só se conseguiu libertar os sobreviventes no trigésimo segundo dia após a entrada dos mesmos naquele local.
Era sabido que os exploradores carregavam poucas coisas úteis para sobrevivência na caverna e que não havia vegetação nem animais disponíveis para eles lá dentro. No vigésimo dia de sua prisão na caverna foi descoberto que eles tinham uma máquina sem fio capaz de enviar e receber mensagens. Como a equipe de socorro também se utilizava de transmissor semelhante, estabeleceu-se entre os internos e os externos a comunicação.
Feito a primeira comunicação eles solicitaram para serem informados de quanto