o capitalismoemmarcha a revolucao industrial
878 palavras
4 páginas
Escrevemos estas linhas ao senhor, somos os Associados da Paróquia de Cheshunt em defesa de nossos direitos paroquiais de que o senhor quer ilegalmente nos privar (...). Algumas resoluções foram tomadas pelos Associas mencionados; se o senhor pretender cercar nossos campos comuns, Lammas, Meads, Marshes etc., combinamos (...) que esse ato sanguinário e ilegal vai deixar seus corações sem sangue (...). Declaramos que o senhor não poderá dizer “estou seguro” quando for para a cama; esteja alerta para que, ao abrir os olhos, não se veja entre chamas (...).
(Citado por: THOMPSON, Edward P.
A formação da classe operaria inglesa. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1987. Vol.2 p.47.)
a) Contra o que os habitantes de Cheshunt se rebelavam? Os habitantes de Chehunt se rebelavam contra o cercamento de terras.
b) A que grupo social esses habitantes pertenciam? Esses habitantes pertenciam ao grupo dos camponeses e burgueses.
c)O que eram “campos comuns” no sistema agrário inglês? Os cercamentos se enquadram dentro do contexto da Revolução Industrial inglesa do século XVIII. Estimulados pelos lucros provenientes do elevado valor da lã no mercado inglês, proprietários do setor agrário confiscavam as terras comunais, utilizando-as para a criação de ovelhas. Outra atividade econômica que atraía proprietários para estas terras era o plantio de gêneros alimentícios para o abastecimento dos núcleos urbanos em expansão. Como impacto social dos cercamentos, destaca-se a liberação de mão-de-obra para as atividades industriais, ampliando o corpo da classe operaria.
2) Que relação de trabalho passou a predominar depois da Revolução Industrial? A economia transformou-se, formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda a parte, bom melhor dizendo o capitalismo industrial dominou.
3) O papel de energia a vapor é destacado como determinante para a eclosão da Revolução Industrial, mas somente a utilização do