o cachorro e gato
Filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro, Tobias Barreto (1839-1889) nasceu em Sergipe. Mestiço, de família de poucos recursos, para custear seus estudos começou a trabalhar aos 15 anos, como professor de latim em diversas cidades do interior do estado. Formou-se em Direito, no Recife, em 1864, destacando-se como orador e abolicionista.
Em 1871, mudou-se para Escada, Pernambuco, onde passou a manter uma tipografia para imprimir seus artigos, livretos e jornais inspirados no positivismo, na defesa do pensamento laico e no monismo alemão, teoria que em linhas gerais defende a unidade da realidade como um todo, criando identidade entre mente e corpo.
Na volta a Recife tornou-se homem forte da filosofia brasileira, quando, mestre da Faculdade de Recife, fundou o movimento que ficou conhecido como "Escola do Recife", principal movimento filosófico brasileiro da segunda metade do século XIX.
Na faculdade, Tobias foi o mais popular e polêmico dos mestres. Era amado pelos alunos ao mesmo tempo em que seu espírito dado a polêmicas e discussões e sua cor o tornaram alvo de questionamento e discriminação de outros professores.
Além de filósofo, Tobias Barreto também era poeta e fundou o Condoreirismo, escola literária da terceira fase do romantismo brasilieiro, à qual também perteceu Castro Alves, inspirada na temática social e na luta pelos ideais abolicionistas.
Sousândrade (1833 - 1902)
Joaquim de Sousa Andrade, mais conhecido como Sousândrade, nasceu e faleceu no Maranhão, porém, viveu grande parte da sua vida entre o Brasil, a Europa e os Estados Unidos.
Autor de vasta obra, seu trabalho mais importante é fruto de suas viagens, responsáveis pelo contato com realidades diferentes ao redor do mundo. O aspecto que mais o diferencia dos outros poetas brasileiros é a originalidade da sua poesia, principalmente com relação à ousadia de vocabulário com o uso de palavras em inglês e neologismos, bem como de palavras indígenas. Além