O Brasil e seus problemas sociais
O Livro Quarto de Despejo,Diário de uma Favelada retrata a realidade do povo brasileiro desde sempre,o pobre nunca pode se misturar com os ricos,sempre esteve as margens da sociedade ,pagando os mesmos impostos que os burgueses, más com muita dificuldade, tendo que trabalhar arduamente todos os dias para consegui comprar o pão de cada dia e mesmo tão trabalhador ser tão menosprezado pela sociedade e pelas autoridades,sempre esquecidos pelos políticos,más muito bem lembrados por eles em época de campanhas eleitorais.
As favelas no Brasil sempre existiu e vai continuar existindo devido a grande quantidade de pessoas carentes, com menos instrução e sem oportunidade de crescimento intelectual, cujo jovens sem oportunidade de progredir entram no mundo do crime aumentando assim as estatísticas do crime,mais um pobre jovem traficante, preso ou morto.A pobreza é parte da experiência diária do assistente social.As classes subalternas na sociedade se caracteriza pela sua trajetória de exploração,opressão e resistência, as classes subalternas são também conhecidas como desqualificadas,marginais, problematizados,portadores de altos riscos, essas classes representam a herança histórica da estrutura econômica e política do pais. Um dos principais problemas sociais do Brasil é a falta de moradia, desemprego.A economia brasileira tem crescido bastante nos últimos anos,más não o suficiente para garantir emprego para todos, e isso é um dos fatores para o aumento da violência nas grandes cidades.
A saúde e a educação parecem disputar quem fica pior a cada dia que passa. Por ser um pais tão rico, o Brasil não deveria ter tamanha desigualdade social. As ONGs não governamentais tem sua grande importância na sociedade pois faz o papel que deveria ser do governo, acolhendo de varias maneiras famílias que tem necessidades especiais que o governo não consegue supri, como escolas para crianças especiais por exemplo, garantindo assim um direito