Problemas Sociais no Brasil
Problemas Sociais no Brasil
Falta de oportunidades de trabalho digno, ausência de planejamento familiar e disparidades no sistema educacional do Brasil são grandes obstáculos no desenvolvimento da cidadania.
A nossa Constituição Federal de 1.988, em seu artigo 205 fixa como fim da educação nacional o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
O artigo 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção, de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”
O artigo 227 introduziu, no direito brasileiro, um conteúdo e um enfoque diferenciado trazendo para nossa sociedade muitos avanços no que diz respeito à criança e ao adolescente:
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda e qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”
Portanto, quando perguntamos sobre as possibilidades da existência de cidadania não nos referimos ao que consta formalmente na Lei como tal, mas sim sobre a sua existência de fato pensando o conjunto da população.
Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Os principais problemas brasileiros na atualidade são:
Desemprego
Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação