O barbeiro inesquecìvel
Juliana Treicha Toledo 40354*
RESUMO:
A intensão do presente artigo é fazer uma análise do conto “Mestre Finezas” de Manuel da Fonseca, apresentando também informações sobre o autor “Manuel da Fonseca”, com a finalidade de apresentar aos colegas de Ficção Portuguesa Contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: Mestre Finezas, Carlinhos, Conto.
1. INTRODUÇÃO Mestre Finezas é um conto de Manoel da Fonseca, que não nos tráz revelações surpreendentes, porém, está carregado de reflexões do fundo da alma mostrando-nos as várias faces do comportamento humano. É um traço doce e melancólico sobre uma relação de admiriração e confidência entre os homens. O narrador faz questão de mostrar o cenário em que através dele nos envolve. O conto mostra as lembranças, a admiração, o respeito e a amizade de um homem por um senhor, no qual, conhece desde menino. Toda a trama acontece na vila onde Carlinhos nasceu, mais especificadamente, no teatro da vila, e na barbearia de Mestre Finezas.
2. BIOGRAFIA DO AUTOR Manuel Lopes da Fonseca nasceu em Santiago do Cacem (Portugal), a 15 de outubro de 1911, onde se manteve até completar a instrução primária. Desde muito cedo, por influência do pai, se iniciou no mundo da leitura. Na escola cultivava a sua paixão pela escrita. Encontrou seus primeiros empregos no comércio e na indústria. Em 1925 publicou os seus primeiros versos e narrativas num semanário de província. Manuel da Fonseca foi um dos maiores escritores do neo-realismo literário português, e através de sua arte teve uma intervenção social e política muito importante, retratando o povo, a sua vida, as suas misérias e suas riquezas, exaltando-o e, mesmo, modificando-o. Faleceu em 11 de março de 1993, aos 81 anos.
____________________________________
*Estudante do curso de Letras/ Português da Universidade Federal do Rio Grande.
Obras:
Rosa dos Ventos (poemas), 1940
Planície (poemas), 1942