O balanço de pagamentos
a) O Balanço de Pagamentos está divido em quatro grupos de contas:
• Balança comercial: Essa conta compreende basicamente o comércio de mercadorias. Se as exportações “FOB” excedem as importações “FOB”, temos um superátiv no balanço de comércio; se ocorrer o inverso, um déficit.
• Balanço de Serviços: Registram-se todos os serviços pagos e/ou recebidos pelo Brasil, tais como: fretes, seguros, lucros, juros, royalties e assistência técnica, viagens internacionais. Os serviços que representam remuneração a fatores de produção externos são chamados de serviços de fatores, e é a própria Renda Líquida do Exterior. Os serviços não-fatores correspondem aos itens do Balanço de Serviços que se referem a pagamentos às empresa estrangeiras, pela prestação de serviços fretes, seguros, transporte, viagem, etc.
• Transferências Unilaterais: Também conhecidas como conta de donativos, registram as doações interpaíses. Os donativos podem ser em divisas ou em mercadorias.
• Balanço de Transações Correntes: O somatório dos balanços comercial, de serviços e transferências unilaterais resulta no saldo em conta corrente e/ou balanço de transações correntes. Se o saldo do balanço de transações correntes for negativo, temos uma poupança externa positiva, pois indica que o país aumentou seu endividamento externo, em termos financeiros, mas absorveu bens e serviços em termos reais do exterior. Se o saldo do balanço de transações correntes for positivo, isso indica que enviamos mais bens e serviços para o exterior do que recebemos. Em termos reais, é uma poupança externa negativa.
Função dos organismos(monetários) internacionais
b) O Sistema Monetário Internacional tem como objetivo viabilizar as transações entre países, estabelecendo regras e convenções que regulem as relações monetárias e financeiras e não criem entraves ao desenvolvimento mundial. Nesse sentido define-se o ativo (moeda) de reserva internacional, sua forma de controle, sua relação