O amor
O filme começa com a cena da morte de Heloise para depois voltar ao tempo e começar a contar a história . Abelardo é um respeitado professor e filósofo de Paris , e vive no século X|| . Ele vive os preceitos rigorosos da igreja que inclui o celibato . Mas se ver num dilema quando se apaixona por uma de suas alunas a bela e jovem Heloíse .
Heloise foi educada na França , em um convento fazia muitas perguntas para sua superiora ,que lhe respondia : que é verdade , somente o que está na bíblica , o resto é do diabo.
Quando noticias desse romance proibido começam a circular , o ganancioso tio da garota , Fulbert , que esperava casa-la com um homem rico , decide acabar com a felicidade do casal .
O seu tio Fulbert , é cônego da igreja católica . Abelardo tinha um grupo de amigos que gostava de fazer debates e discussões sobre temas bíblicos e políticos e criticam o absolutismo . O professor Abelardo começou a dar aula para Heloise , ele a ensinava e ela era muito critica e fazia muitas perguntas , porém Abelardo não respondia algumas delas . Certo dia Heloise queria beijar Abelardo , o mesmo responder : Os professores devem ser castos , por sua vez Abelardo era um homem de muito bom senso mesmo tendo ideias evolucionistas , mais o sentimento por Heloise foi maior e contra tudo e contra todos eles se mantiveram juntos .
O seu tio Cônego Fulbert , observou sua sobrinha na cama com Abelardo o expulsou de ensinar Heloise , que como castigo deveria ficar trancada em casa . Algum tempo depois ela consegue sair . Heloise descobre que esta gravida , então nasce o menino . E o seu tio Fulbert transforma a vida do casal num verdadeiro inferno .
Heloise depois de muito tempo volta para o convento para se esconder de seu tio e o seu filho fica com uma parente de Abelardo . Lá fica sabendo que o seu marido sofreu um acidente mais que está vivo . Abelardo decide seguir a carreira de monge e insiste para Heloise se torne uma