o alquimista
Editora: pergaminho
Edição: 14 edição
Autor: Paulo Coelho È um escritor brasileiro nascido a 24 de Agosto de 1947, residente em Copa-Cabana, rio de Janeiro. O alquimista foi o seu maior sucesso, publicado em 1988 tendo sido vendido mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.
Capa: na minha opinião identifica-se bem ao texto, pois a viagem da personagem passa-se quase toda no deserto.
ALQUIMISTA – alguém que se dedica á alquimia (química medieval que procurava descobrir a cura para todos os males - pedra filosofal, mas também pela transmutação do metal em ouro).
Opinião: Eu própria a princípio não estava com certezas se queria ler esta obra porque apercebi-me que envolvia muito a definição de destino e de que nada acontecia por acaso, tudo tinha um prepósito na vida e que não podíamos ignorar os sinais não é bem o meu tipo de leitura. Mas apos a leitura da obra achei-a extremamente interessante e ate com algumas lições de vida implícitas.
Citação favorita: “Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar.”
Resumo Santiago é um jovem pastor de Andaluzia, Espanha que só queria conhecer o mundo, queria viajar, conhecer novas cidades, pessoas, ambientes. Após ter sonhado várias vezes com um tesouro nas pirâmides do Egipto ele é confrontado por um velho, dizendo ser o Rei de Salém e que podia ajudá-lo a encontrar o tesouro. O velho convenceu Santiago a deixar as suas ovelhas para trás e ir á procura do tal tesouro.
A sua viagem não foi como ele tinha planeado, ao chegar a Tânger, África, ele é roubado e começa a aperceber-se da maldade das pessoas e que nem todas seriam boas para ele. Depois de ter ficado sem nada, ele começou a trabalhar numa loja de cristais para poder seguir a viagem. Encontrar essa loja de cristais foi um sinal, e o velho disse para ele ir sempre atrás desses sinais porque nada era por acaso.
Após ter trabalhado 1 ano na loja, ele já tinha tudo para seguir a sua viagem mas ficou indeciso se continuava