O agronegocio do ceara
Agricultura
Fruticultura irrigada, floricultura e apicultura. Sendo este o estado brasileiro que mais exporta castanha de caju, melão, melancia e abacaxi. Banana é outra fruta onde o Ceará se destaca. A apicultura é praticada sobretudo ao nível familiar, cabendo destaque ao programa de Melhoramento Genético de Abelhas. Perspectiva-se uma maior utilização da apicultura em complementaridade com a fruticultura, no sentido da maximização da polinização e subseqüente produção. Os principais mercados de exportação do mel cearense são os Estados Unidos e a Alemanha. Refira-se o trabalho científico da Embrapa Agroindústria Tropical, também expresso nos experimentos com cajueiro no seu Campo Experimental de Pacajús.
Indústria e mineração ■ vestuário; alimentícia; metalúrgica; têxtil; química; calçados. ferro; água mineral; calcário; argila; magnésio; granito; petróleo; gás natural; sal marinho turismo:O turismo para o Ceará constitui-se em uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no Estado . Os atrativos turísticos no Estado são muito diversificados citando-se, por exemplo, os atrativos naturais, históricos, arqueológicos, religiosos, entre outros. floricultura ■ Hoje, o Ceará é o maior exportador brasileiro de rosas e flores tropicais, e o vice-líder na exportação de flores frescas cortadas do Brasil. ■ As flores constituem importante cluster, com relevo para a produção de rosas.
INFRAESTRUTURA
No que respeita às vantagens em infra-estrutura de produção no agronegócio assumem especial destaque as 11 bacias hidrográficas, a capacidade de