n ligo
Para começar a entender o contexto histórico em que se deu esse período se pode fazer uma reflexão a respeito do que Caio Prado Jr. (1991) diz a respeito da colonização no Brasil, o autor coloca esse período como sendo uma dinâmica do mercado mundial com os movimentos da economia interna no nosso país. O processo de colonização, na segundo Prado Jr., serviu para a acumulação de capital os países centrais.
Tanto o colonialismo como o imperialismo fazem parte da formação da sociedade e da economia o Brasil, outro tema que o autor aborda é a escravidão na sociedade brasileira que marca até os dias de hoje a cultura, nossos valores, a estética entre outros aspectos na nossa sociedade. No filme, “Quanto vale ou é por quilo”, podemos perceber através dos contrastes que são mostrados entre os dias de hoje e o passado escravista, que ainda existe escravidão, de maneiras diferentes claro. Um exemplo que mostra isso no filme é uma mulher que se ver obrigada a trabalhar para sua patroa para pagar uma dívida, que ela entende como um favor. Outra situação, é a dos escravos fugitivos, onde os capitães do mato recebiam recompensas para capturá-los, recompensas para suprir suas necessidades e dar melhores condições às suas famílias, no mesmo instante observamos o caso de uma família onde o rapaz não encontra serviço, e a pressão capitalista imposta pela mídia o obriga resolver a situação praticando um crime, matar dois adolescentes a mando de um comerciante. O filme nos leva a perceber e refletir a semelhança entre os períodos da Independência e República e os dias atuais.
O capitalismo foi introduzido no Brasil no contexto colonial que é impulsionado a partir da criação do Estado nacional, e é dai que se da a importância da independência em 1822. assim se foi caminhando para a construção de uma nova sociedade nacional, houve o rompimento da aristocracia agrária, surgimento de novos agentes econômicos sob a pressão em