gastronomia
6.1 Marco Teórico
O planejamento de Rh é uma área de estudo que formas profissionais capacitados para gerenciar pessoas e lidar com todos os processos relacionados à gestão do quadro de funcionários de uma empresa.
O profissional de Rh é encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos funcionários dentro da organização. De acordo com Milkovich e Boudreau (2000), o planejamento de recursos humanos, coleta e utiliza informações para apoiar nas tomadas de decisões e nos investimentos a serem feitos em atividades de recursos humanos. Incluindo objetivos futuros, tendências e diferenças de resultados.
Já para Lucena (1999) o conceito de planejamento de recursos humanos aponta elementos-chaves importantes na tomada de decisão que são: “integração com os negócios e os objetivos da empresa; participação gerencial; dimensão de tempo; integração dos processos, programas e atividades de recursos humanos”. Para uma maior compreensão do desenvolvimento dos recursos humanos se faz necessário, estratégias, política e atividades para que colaborador entenda o que a empresa espera dele e vice versas seja de curto, médio ou a longo prazo.
O planejamento de recursos humanos compreende o processo de identificação e analise das necessidades organizacionais de recursos humanos e o consequente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazo, tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negocio sob condições de mudanças (LUCENA, 1999,p. 84)
Lucena (1999) ainda afirma que ao adotar o planejamento de recursos humano, a empresa apenas estará desenvolvendo e utilizando uma nova filosofia e uma nova estratégia para o desenvolvimento dos recursos que necessita, garantindo sua sobrevivência e sua evolução no mercado que escolheu para atuar, como