M DULO 11 Memorial
Neste módulo tivemos a abordagem de diversas questões relativas à gestão democrática na escola. Observamos que a função da escola é tripla e prioriza a política e o pedagógico, interferindo de forma efetiva na realidade intencionalmente.
E por este motivo necessita de políticas públicas de financiamento, universalização da educação com qualidade, e profissionais qualificados e bem remunerados.
A gestão democrática se faz com possibilidade de acesso à escola, com garantia de permanência dos estudantes no processo educativo, com oferta de uma educação de qualidade, socialmente referente e com disponibilidade para o exercício democrático. “Nascer é uma possibilidade; Viver é um risco; Envelhecer é um privilégio; Transformar depende de nossa vontade; Realizar é nossa responsabilidade”.
MÓDULO 12: LEGISLAÇÃO ESCOLAR
Neste módulo fizemos um estudo sobre as Leis que norteiam e regem a educação brasileira, que garantem a funcionalidade do sistema educacional garantindo a educação gratuita e de qualidade para todos os cidadãos brasileiros. Na teoria o texto é lindo, perfeito. Mas, em uma análise estrutural ampla das condições econômicas, políticas e sociais da sociedade brasileira - entretanto no viés da educação - percebe-se a decadência da escola brasileira e a irrealidade do sistema de ensino proposto pela LDB.
A LDB, que utopicamente estabelece a educação como direito e dever de todos, privilegia a classe abastada de uma forma paradoxal. O paradoxo fica extremamente evidente quando a classe dominante -detentora do capital -se mantém ao longo de suas vidas nas melhores escolas e posteriormente ocupam vagas em instituições públicas, que logicamente deveriam ser ocupadas pelas populações mais carentes. Dessa forma, a classe mais carente acaba, injustamente, ocupando vagas nas instituições particulares e é amparada pelo poder de uma forma um tanto quanto irreal e pragmática.
Assim, fica evidente que há