G NEROS TEXTUAIS
Departamento de Turismo – DETUR
Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM
Disciplina: Produção Textual Docente: Profª. Mariza Cardoso Pinto da Mata Discente (s):
Gêneros Textuais
Mossoró – RN, fevereiro de 2014
Gêneros Textuais.
Esse trabalho tem como finalidade o estudo dos gêneros textuais, na disciplina de Produção Textual, sendo avaliado em duas etapas, uma escrita e outra expondo as idéias do contexto gramatical, apresentado em sala de aula.
Mossoró – RN, fevereiro de 2014
Introdução.
A necessidade de comunicar-se desencadeia no nosso dia a dia uma série de textos que nos permitem trocar e receber informações. Esta constante troca possibilita a construções de intitulados gêneros textuais primordiais para comunicar-se de forma precisa e clara através de variados recursos.
Por todos os lugares que passamos, seja em casa, na escola, no trajeto que fazemos de um lugar a outro, no parque de diversões, no shopping, enfim, em muitos outros, deparamo-nos com uma diversidade de textos, não é verdade? No entanto, nem sempre temos a curiosidade de analisá-los, levando em consideração as características que os constituem.
Através desse trabalho, analisamos e descobrimos a importância de compreender um pouco mais sobre tais textos. Para começar, deve-se compreender alguns aspectos importantes, tais como:
• Em que contexto, ou seja, em que situação foi escrito, produzido, determinado texto?
• Para quem ele foi escrito, isto é, quem serão as pessoas mais interessadas em lê-lo?
• Quem o escreveu?
• Quais as intenções, os objetivos, que levaram o emissor (quem o escreveu) a produzi-lo?
Muitas serão as intenções de um texto, variados serão os interlocutores (as pessoas para quem é destinado um determinado tipo de texto), e ele poderá ter sido produzido em diversas situações.
Por tanto, gêneros textuais são os conceitos que