E

4029 palavras 17 páginas
Arcadismo

2015

Arcadismo
Trabalho de Língua Portuguesa solicitado no dia 23/02/2015 pela professora Sidneia para o dia 02/03/2015

Mogi das Cruzes – SP
2015

CONTEÚDO

Arcadismo: O Arcadismo representa, na literatura, uma reação contra os excessos do Barroco – seu estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas. Ele se inicia no ano de 1700 e por isso também recebe o nome de setecentismo, ou ainda neoclassicismo, pois como se propunha na época um retorno aos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas. O nome arcadismo provém d romance pastoral de Sannazzaro, intitulado Acádia (1504), que tem como tema a vida campestre, ideal da felicidade. A expressão arcádia evoca uma lendária região da Grécia, dominada pelo deus Pan e habitada por pastores que se dedicavam à poesia e à vida rústica. Daí o fato de os poetas chamarem-se “pastores” e adotarem nomes gregos ou latinos. Contexto Histórico: O século XVII é conhecido como o Século das Luzes, graças às novas ideias de cientistas e filósofos que provocaram uma verdadeira revolução na história do pensamento moderno. As sementes dessa revolução já haviam sido no Renascimento: a crença no homem, o racionalismo e, do ponto de vista político-econômico, o mercantilismo. Esse novo sistema propiciou a formação de uma nova classe, a burguesia, que se afirma como força política e econômica no século XVII. A ciência é impulsionada, James Watt aperfeiçoa a máquina a vapor e o trabalho artesanal começa a ser substituído por máquinas.
A Inglaterra vive a Revolução Industrial e a ascensão do capitalismo, que aos poucos se estende a outros países da Europa e aos Estados Unidos.
O processo industrial atrai os camponeses, ocasionando o crescimento das cidades, o abandono do campo e o aumento das tensões sociais.
Já o Brasil nesse período Portugal explorava suas colônias a fim de conseguir suprir seu déficit econômico. A economia brasileira estava voltada para a era do

Relacionados