E-lixo: uma boma prestes a explodir
2644 palavras
11 páginas
Universidade Federal de PernambucoMetodologia Científica
Professora Doutora Kenia Valença Correia
Artigo: E-lixo: uma bomba prestes a explodir
Recife, 2012
E-lixo: Uma Bomba Prestes a Explodir
Ana Janaina Gomes Cintra1
Millena Viera Barbosa Neto1
Rayssa Mayara Bispo1
RESUMO
Um dos principais problemas que o Brasil e Mundo vêm enfrentando diz respeito ao descarte inadequado do lixo eletrônico, devido ao fato de possuir metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, e entre outros elementos considerados tóxicos, e que de tal forma são prejudiciais à saúde. A prática da reciclagem e reaproveitamento desses materiais surgiu como a solução dessa problemática. Esses materiais são coletados, desmontados e refinados afim de que tudo seja reaproveitado. Hoje muitas empresas são responsáveis pelo recebimento de seu lixo e realização desse processo, já outras estão utilizando a reciclagem como forma de renda, mostrando que pode s er algo muito lucrativo. Palavras - Chaves: Lixo eletrônico, reciclagem e reaproveitamento.
________________________
1
Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado, pela UFPE, Universidade Federal de
Pernambuco.
1. INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento tecnológico, o volume de equipamentos eletrônicos utilizados pela sociedade vem crescendo consideravelmente gerando um aumento exacerbado do volume de sucata eletrônica, ou simplesmente e-lixo.
Pode-se definir como e-lixo tudo que é proveniente de materiais eletroeletrônicos como celulares, computadores, cabos, placas de circuito impressos
(como placa mãe, de modem, de rede e de vídeo), baterias, iPads e uma infinidade de aparelhos que chegam ao fim de sua vida útil e são descartados diariamente. Cada vez mais o consumidor quer substituir seus aparelhos por outros mais modernos, mesmo que os “antigos” ainda estejam funcionando ou com pequenos defeitos que podem ser consertados (INSTITUTO GEA).
Com isso, além de ter que se preocupar com o lixo comum