D.I.U. - dispositivo intrauterino
O dispositivo intra-uterino é um pequeno aparelho de metal ou plástico que é colocado no interior do Útero por um médico. Isto dificulta a passagem dos espermatozóides mas não é garantido que previna a gravidez, ou seja, dificulta a gravidez e pode provocar um aborto. Como irrita as paredes do útero e provoca a infertilidade não deve ser posta numa mulher que nunca teve filhos.O DIU tem um prazo de validade de 3 a 5 anos.
Depois da menstruação a mulher deve verificar a posição do DIU.
A mulher deve fazer uma revisão clinica anualmente
Este método é eficaz mas não previne contra as doenças sexualmente transmissíveis. É eficaz durante 3 a 5 anos (variável). Deve ser sempre vigiado pelo médico e embora não seja comum, pode ser aplicado a mulheres que nunca tenham tido filhos. É um método muito seguro, mas pode ter alguns efeitos secundários, pois pode agravar as dores menstruais, provocar períodos menstruais muito abundantes e pode, por vezes, facilitar o aparecimento de infecções intrauterinas, pelo que se deve usar sempre o preservativo.
Vantagens:
As mulheres podem contar com uma grande eficácia contraceptiva para além disso DIU não é um método hormonal, sendo indicado para mulheres que já tiveram problemas com métodos contraceptivos hormonais e os óvulos não fixam na parede do útero.
Desvantagens:
Perdas de sangue;
Menstruações mais abundante;
Contrações;
Perfurações no útero;
Explosão do DIU.
Cuidados a ter:
O DIU tem um prazo de validade de 3 a 5 anos.
Depois da menstruação a mulher deve verificar a posição do DIU.
A mulher deve fazer uma revisão clinica anualmente
Este método é eficaz mas não previne contra as doenças sexualmente