Concordância
Verbo e advérbio, sendo que eles não tem flexão. Porém há plural da pessoa do verbo. Preposição, conjunção e interjeição, não tem flexão ou função. O ‘que’ conjunção não tem função sintática, o que pronome é ‘que’ tem função sintática.
Regra geral: Adjetivos, pronomes e numerais concordam com o substantivo em gênero e número. O artigo determina o gênero e o número do substantivo.
Regra especial:
1. Adjetivo posposto a mais de um substantivo: Pode concordar com o mais próximo ou com o dois. Ex.: Camisa e calça rasgada. Camisa e calça rasgadas. Calça rasgada e camisa (para dizer que somente a calça está rasgada).
Céu e mar salgado e azul.
Se referem somente ao mar.
2. Adjetivo anteposto a mais de um substantivo: Ex.: Novo livro e revista. (novo está ligada a revista e ao livro) Livro novo e revista. (somente o livro é novo) Nova revista e livro. (os dois são novos também)
3. Substantivo com dois ou mais adjetivos: Ex.: Línguas francesa e italiana. (francesa + italiana) A língua francesa e a italiana.
Obs: Termo “Mega” Se o complemento iniciar com “h” ou com a mesma vogal, coloca hífen. Ex: Mega-astro, mega-homem, megarrádio, megassucesso.
Obs: Termo “Sub” Se o complemento iniciar com “b”, “r” ou “h”, coloca hífen. Ex: Sub-humano, sub-base.
4. Substantivo em grau absoluto: Não traz determinante, não pede qualquer alteração do adjetivo. Ex.: É proibido entrada (concorda com o grau absoluto de ‘entrada’- tudo que era neutro ficaram masculinas – ex.: palavras masculinas que terminam em ‘a’ eram neutras). É proibida a entrada.
5. Adjetivos como advérbios: são invariáveis.
6. Anexo/ Em anexo: Ex.: Os documentos anexos (variável)... Os