c++ programaçao estruturada
Variáveis, Constantes, Comando cin, Funções,
Exercícios
Variáveis
Quando nos referimos à variável, estamos tratando de uma “região de memória (do computador) previamente identificada cuja finalidade é armazenar os dados ou informações de um programa por um determinado espaço de tempo”. A memória do computador se organiza tal qual um armário com várias divisões.
Sendo cada divisão identificada por um endereço diferente em uma linguagem que o computador entende. Prof. Anderson M. Abreu
02/10/2013
Variáveis
O computador armazena os dados nessas divisões, sendo que em cada divisão só é possível armazenar um dado e toda vez que o computador armazenar um dado em uma dessas divisões, o dado que antes estava armazenado é eliminado. O conteúdo pode ser alterado, mas somente um dado por vez pode ser armazenado naquela divisão.
Prof. Anderson M. Abreu
02/10/2013
Variáveis
A declaração de variável consiste no tipo, seguido do nome da variável, seguido de ponto e virgula exemplo: int num1;
Em C++ todas as variáveis devem ser declaradas antes de serem usadas no programa podendo ser declaradas em qualquer lugar do programa.
Prof. Anderson M. Abreu
02/10/2013
Variáveis
Se tiver mais de uma variável do mesmo tipo, poderá declará-las de uma única vez, separando seus nomes por vírgulas. Exemplo:
int num1, num2, num3;
Prof. Anderson M. Abreu
02/10/2013
Variáveis
O tipo de uma variável informa a quantidade de memória, em bytes, que a variável ocupará e a forma como um alor deverá ser armazenado e interpretado. Os tipos nativos são referenciados por:
char - caractere
int - inteiro
float - ponto flutuante
double - ponto flutuante de dupla precisão
Prof. Anderson M. Abreu
02/10/2013
Constante
A princípio, quando declaramos uma constante com o modificador const fazemos com que seja obrigatório o uso do símbolo de forma que o mesmo não possa ter seu valor