c. contabeis
Conceitos básicos da sociologia
A unidade fundamental para a sociologia é o grupo social, conjuntos de pessoas que tem interesses em comum e se integram um com os outros durante certo tempo. Podemos dividir em dois grupos:
Primários: São pessoas laços mais próximas, com maior intimidade e de longo prazo. Como, família, amigos, amigos de infância de escola, ou seja, pessoas que o individuo interagem mais pessoalmente.
Secundários: São formados por indivíduos com interesses em comuns, mais que depois de satisfeito dentro de certo prazo, terminam com a dissolução do grupo. Como, colegas em geral, vizinhos, professores, patrões, motoristas entre outros, ou seja, pessoas que possuem pouco ou nenhum contato íntimo, restrito.
Conforme os grupos crescem podem se tornar formais e informais, ou seja, com regras e normas explicitas ou implícitas.
Um grupo pode se tornar uma organização, várias pessoas unidas em torno de objetivos, formando uma combinação de esforços individuais em prol de propósitos coletivos. Desse modo os grupos, as organizações podem ser voluntárias ou coercitivas.
Grupos ou organizações voluntários são aqueles onde os membros se reúnem espontaneamente.
Coercitivas são aqueles em que os membros são forçados a se reunirem, a estarem juntos.
Diferente de uma organização, uma instituição pode ser definida como um conjunto de pessoas que, não tendo necessariamente objetivos coletivos, é unificado pelo conjunto de tradições que segue.
Cultura
A cultura pode ser definida como um conjunto de valores que une e confere identidade a um grupo, ditando parâmetros de conduta que unificam comportamentos e ações.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio